terça-feira, 6 de setembro de 2011

TERAPIAS DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E INDIANA

Trabalhamos com as seguintes terapias associadas:


ACUPUNTURA SISTÊMICA

A acupuntura consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos", para obter efeito terapêutico em diversas condições. É uma técnica natural, eficaz nos resultados e indicada para os mais diferentes problemas do corpo e da mente humana. No que se refere às contra-indicações, é quase nula.

As aplicações são feitas com pequenas agulhas que são fixadas em pontos específicos. Às vezes são necessárias várias aplicações para se obter um resultado eficaz. Orienta-se em torno dez sessões. Em si, a acupuntura é uma técnica completa. Porém, sempre que associada a outras técnicas da MTC, obterá melhores resultados.


ACUPUNTURA A LASER

A acupuntura a laser se baseia no mesmo princípio básico da acupuntura tradicional, ou seja, produzir um estímulo no organismo, através de uma estimulação localizada. Com o mesmo intuito de obter um equilíbrio energético, determinados pontos são estimulados, com uma caneta de emissão de raio laser, posicionada no ponto energético escolhido, para proporcionar uma estimulação programada dependendo do quadro avaliado.

A prática da terapia tem proporcionado bons resultados em crianças, principalmente em casos alérgicos, digestivos e emocionais. Há também aquelas pessoas que não gostam ou que tem medo das agulhas e portanto já contam com mais uma alternativa de tratamento, dentro da mesma filosofia oriental. A acupuntura a laser ajuda também na reconstituição de tecidos danificados.



ACUPUNTURA AURICULAR

Técnica realizada na região auricular onde existem mais de 120 pontos em cada orelha, pois se diz que existe, nesta região, o cruzamento da grande maioria de meridianos de energia (trata-se de um microssistema). Esta técnica é usada pelos chineses há mais de 5000 anos.

Do desequilíbrio energético surgem as moléstias, que são tratadas pela estimulação em pontos específicos na orelha. Pode ser feita por sementes de mostarda, esferas de cristal , ouro ou prata ou micro-agulhas. Auxilia no tratamento de tabagismo, alcoolismo e patologias comuns cefaléias, insônia, ansiedade, depressão, dores articulares, alergias, obesidade, vícios, alergias em geral, etc. Os pontos de Auriculopuntura nada mais são que uma região da pele rica em terminações nervosas. Estas, quando estimuladas, enviam informações ao cérebro, onde são processadas.


ACUPUNTURA ESTÉTICA

A Acupuntura estética tem sido bastante utilizada em tratamentos de beleza, além de ser indolor e livre de efeitos colaterais . O tratamento é indicado para combater e amenizar rugas, flacidez, olheiras, celulites, gordura localizada, manchas e cicatrizes, é realizado da mesma maneira que as sessões de acupuntura para doenças. Com agulhas ou com laser, o especialista estimula pontos de energia do corpo que não estão em harmonia.


MOXABUSTÃO

Consiste em um tratamento realizado através da queima de uma erva chamada Artemisia ( Artemisia vulgaris e sinensis ), essa erva ao ser queimada possui a qualidade de combustão lenta, produzindo um calor penetrante que tem a propriedade de relaxar e tonificar ao mesmo tempo.

Assim sendo, a Moxabustão é uma Técnica Terapêutica de Fogo, que utiliza a vibração do calor específico da moxa para ativar pontos específicos nos meridianos, desbloqueando-os e permitindo que o Ki (energia), flua naturalmente através dos canais de energia. Benefícios: Desbloqueia os pontos e meridianos; Aumenta o fluxo de sangue e de Ki; Favorece o relaxamento físico e mental;Alivia dores provocadas pelo frio e excesso de yin;Alivia dores musculares, e nas articulações;Equilibra problemas no sistema nervoso;Proporciona um estado de relaxamento físico e psíquico.


VENTOSATERAPIA 

A ventosa segundo a MTC tem a propriedade de limpar o sangue das toxinas acumuladas no organismo produzida pelos alimentos e outras fontes poluentes. A estagnação do sangue nos músculos das costas ou das articulações é considerado pelas Medicinas Orientais como um dos elementos causadores de doenças. A ventosa é usada para o alívio de dores musculares, melhorar o sistema circulatório e até mesmo, para redução de celulite e gordura localizada, lombalgias, dor abdominal, hipertensão arterial e muitas outras patologias.


SHANTALA

A Shantala traduz um momento especial oferecendo a oportunidade dos pais terem um contato mais prolongado com o bebê. O toque carinhoso é a melhor forma dos pais se aproximarem do bebê após um dia de trabalho, transmitindo amor e carinho através das mãos. Como a massagem é feita diariamente é importante manter um ritmo. Atua sobre todo o sistema neurológico equilibrando-o. Desenvolve o coordenação motora. 

Atua ainda sobre a musculatura, articulações. Alonga e promove eliminação de tensões, bloqueios. Previne e alivia as cólicas intestinais. Facilita um sono tranquilo e profundo. Enfim, transforma o bebê num bebê saudável em todos os aspectos.