Por Adriano K. Rigon - O CÂNCER NA MEDIC.TRAD.CHINESA

Conforme Peiwen (2004, Prefácio), o câncer é uma das mais temerosas doenças da atualidade, causando dor, sofrimento e morte em todo o mundo. O tratamento e a prevenção do câncer são assuntos que atraem muitos pesquisadores e médicos. Embora a medicina ocidental tenha evoluído muito nos tratamentos para o câncer, ainda há um longo caminho para atingir plenamente este objetivo. O crescente número de casos de câncer na população mundial requer uma busca por alternativas ou complementos aos métodos convencionais de tratamento utilizados pela medicina ocidental.
Para ilustrar a dimensão do problema, Peiwen (2004. Prefácio) revela que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, mais de 10 milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer todo ano e mais de seis milhões morrem de câncer, havendo uma projeção de que nos próximos 20 anos esses números aumentarão em 50%.
Adicionalmente, verifica-se que, por mais avançado que seja o tratamento ocidental, ainda assim a resistência das patologias mais severas indica uma necessidade de complementação às práticas médicas ocidentais.
Ficou evidente que o círculo vicioso criado pela medicina atual e por seus tratamentos pioram as doenças em vez de curá-las, sobretudo no que se refere ao câncer, às alergias e às doenças do tecido conjuntivo, doenças estas cujo número de pacientes só tem aumentado. (ABO, 2008, p. 14)
Peiwen (2004, Prefácio) comenta que, embora o câncer tenha sempre acompanhado a raça humana em seu processo evolutivo, sua prevalência tem aumentado dramaticamente nas décadas recentes, parcialmente devido à maior expectativa de vida e parcialmente devido ao estresse emocional, à dieta irregular e à exposição a produtos químicos indutores do câncer nos alimentos e no meio ambiente. Aponta ainda que a Medicina Tradicional Chinesa apresenta explicações diferenciadas e métodos de tratamento que contribuem para uma melhor compreensão das origens e para a prevenção da ocorrência do câncer. 9 Na Medicina Tradicional Chinesa, as informações sobre o câncer, cujo nome tem origem na medicina ocidental, são marcadas por sua forma peculiar de expressão.
O câncer é classificado normalmente como um quadro de Mucosidade-Calor. Toda doença com característica de Mucosidade faz nossos fluídos e energia estagnarem no local afetado, provoca dor surda, sensação de peso e degeneração. O Calor gera sintomas inflamatórios, aceleração do metabolismo, condensação dos fluídos e também faz com que a doença se espalhe mais facilmente pelo corpo, consumindo sua estrutura. Essas características combinadas caracterizam a maior parte dos cânceres. (CANTELLI, 2008. P. 1)
Neste contexto de sinergia entre medicina ocidental e Medicina Tradicional Chinesa é que o presente trabalho explora a etiologia, alguns princípios de tratamento e as possíveis formas de prevenção da patologia conhecida ocidentalmente como câncer.

(Introdução do TCC em Medicina Tradicional Chinesa de Adriano Kunze Rigon - Dez 2010)