A medicina tradicional chinesa no Brasil


A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) possui várias e eficazes técnicas e metodologias para  tratar problemas de saúde: acupuntura, moxabustão, ventosas, auriculopuntura, dietas de desintoxicação e fitoterapia, entre outras.  É com o uso desses recursos que a medicina chinesa  restaura  os sistemas corporais ao  estado normal. 
Lá, como aqui, o paciente é entrevistado para a elaboração da anamnese (histórico, desde os sintomas iniciais do problema). Através da anamnese, o profissional faz o diagnóstico e, a partir dele, o protocolo de tratamento de acordo com a desarmonia apresentada pelo paciente. A anamnese é sempre seguida da primeira sessão de acupuntura, procedimento que, no total, dura em torno de 1h30min. As demais sessões do tratamento  são realizadas em torno de 30 minutos, ou pouco mais, dependendo da necessidade dos procedimentos para cada caso específico.
 
Os resultados positivos do tratamento são percebidos em vários aspectos, mesmo em relação a males não especificamente tratados naquele momento, pela simples razão de o corpo voltar ao equilíbrio natural. Para os que não conhecem a acupuntura ou não têm certeza de seus resultados positivos, repito uma frase que ouvi da Dra. Wang, durante meu curso de aperfeiçoamento no Nanjing First Hospital, da China: “A acupuntura não precisa da nossa crença, ela mostra seus resultados, há 5 mil anos."
Na China, a aplicação da acupuntura é feita por 15 dias seguidos, interrompida e retomada após uma semana de descanso. Como esse procedimento é mais difícil no ocidente, até em razão da cultura, adotamos em nossa clínica, em Brasília, o tratamento auxiliar da auriculopuntura em todos os tratamentos. Com a utilização de minúsculas esferas de cristal,ouro ou prata fixadas de modo indolor em pontos estratégicos da orelha. A auriculopuntura tem a capacidade de sustentar os avanços alcançados pela acupuntura sistêmica nos espaços entre uma e outra sessão, um dos fortes diferenciais para os excelentes resultados obtidos por nossos pacientes.