Relato: paralisia facial


por Kira Cavalcanti

Havia cinco meses que retornara da China, e entre tantas coisas que aprendi, a Paralisia Facial acometia naquele instante, vários chineses. 


Já no Brasil, VCA, mulher, 48 anos, depois de muita busca por explicações para suas dores de cabeça, tonturas e um sabor “metálico” na boca, procurou um médico neurologista e dele, através de exames, obteve resposta. Apesar de ser benigno, o tumor localizado na região occipital, deveria ser operado imediatamente, pois este crescia rapidamente e segundo palavras do médico, “já se encontrava do tamanho de um limão”. 


Ao retornar da cirurgia, VCA se depara com uma visível paralisia do lado esquerdo de sua face, somando-se com acuidades visual e auditiva prejudicadas. 


A Acupuntura na China é ministrada diariamente por duas semanas e descanso na terceira, retornando na quarta e assim por diante. Por isso, aproveitando o tempo recente iniciamos seu tratamento nos moldes da China. 


A Medicina Tradicional Chinesa, tem em sua base o tratamento de um todo, sem compartimentá-lo, por isso, qualquer tipo de tratamento deve ser levado em conta o equilíbrio emocional. VCA guardava para si sua angústia, tristeza e incompreensão, de onde, segundo os chineses, inicia qualquer tipo de doença, apesar de seu silêncio, as terapias da MTC tomavam conta disso também.


Após dois meses, diminuímos para três vezes por semana, duas vezes e finalmente uma vez por semana acompanhado de auriculoacupuntura. Após oito meses de tratamento conseguimos recuperar 80% de seu tônus muscular.


Durante as sessões de eletroacupuntura, algumas agulhas movimentavam-se e outras não, portanto, desde o início era previsto que o retorno não seria de 100%. 


A paralisia facial que ocorre por “vento”, ou seja, devido também a condições climáticas, são mais rápidas em sua resposta de recuperação.


No caso de VCA, o tumor que foi retirado localizava-se próximo ao cerebelo (árvore da vida), o qual rege o ritmo respiratório e os batimentos cardíacos, por isso não poderia ser retirado totalmente, mesmo assim ocasionou além da paralisia facial prejuízo ao nervo ótico e auditivo, os quais permaneceram. 


VCA continuou seu tratamento pois havia se acostumado as terapias da Medicina Tradicional Chinesa como solução para outras situações que iam surgindo como ciatalgia e artrite. 


Vale lembrar que os fatores externos que ocasionam o mal, sejam eles quais forem, devem ser resolvidos, solucionados, enfrentados, pois se permanecerem, apesar do tratamento, esse mal será recorrente, ressurgindo ou aparecendo de outra forma ou em outro local.