Acupuntura para gestantes


 Por muito tempo, houve certo temor aplicar acupuntura em mulheres grávidas. Na verdade, existia um tabu gerado pela falta de informação. Hoje, a realidade é bem diferente. Muitas grávidas realizam o procedimento para vários fins, entre eles ajustar a posição do bebê para a realização do parto normal.
Geralmente, um bebê costuma se posicionar de cabeça para baixo (posição correta para o nascimento, chamada de cefálica) entre as 32ª e 34ª semanas da gestação. Porém, existem casos em que ele não se posiciona corretamente, dificultando ou impossibilitando o parto normal. Para ajudar o bebê a virar, a acupuntura dispõe de uma técnica chamada moxabustão, que se baseia nos princípios da medicina tradicional chinesa e conhecimento dos meridianos (pontos) de energia trabalhados na acupuntura. Para a dra Aparecida Enomoto, especialista em acupuntura pela Universidade de Medicina Tradicional de Beijing (China), “esta técnica é muito eficiente e ajuda as mães que optam pelo parto natural. É um convite para o bebê caminhar para a posição cefálica e para o parto natural”, declara.


Como funciona
A combustão da artemísia (Artemisia vulgaris). tem a propriedade de aquecer profundamente, tornando-a eficaz quando há menos circulação, condições frias e úmidas, além da deficiência do yang. A artemísia tem o poder de extrair a energia Yang do Yin. 

Quando aplicada nos pontos de acupuntura  relacionados à deficiência de yang, o corpo absorve o  máximo possível de calor, recuperando o Ch'i (energia) do yang do corpo e o "fogo ministerial", a fonte de todo o calor e energia do corpo. Para isso, basta acender a ponta do bastão, ou cone de moxa, e mantê-lo distante cerca de um centímetro da superfície da pele, distância que varia de acordo com a tolerância do paciente e da quantidade de estímulo térmico que se deseja. Normalmente, o bastão (ou cone) é queimado alguns segundos em cada ponto de acupuntura até a pele ficar avermelhada e o local aquecido.