A IMPORTÂNCIA DO "RELIGAR-SE" - por Renan Pereira da Silva

Verificando a concepção da palavra “religião”, percebe-se que se trata do latim religare, significando religação com o divino. Na prática, o real significado dessa palavra é o ser humano tentar buscar a ligação com o plano divino, sob diversas formas. Há tempos atrás, o homem era mais intimamente ligado a essas formas (reconhecia seres superiores responsáveis pela criação, pelo controle e manutenção daquilo que existia independente da força humana), conduzindo rituais, danças para agradecer a colheita ou a chuva, dentre outros. O filme “Avatar”, do diretor James Cameron retrata bem essa prática, pois se percebe uma ligação única e universal entre todos os seres vivos com o ser superior (no caso, Ewya).

Era importante e fundamental agradecer por tudo: pelo conhecimento, pelo alimento, abrigo, pelos bons e maus momentos, momentos de semear, momentos da colheita; Assim, era estabelecido um elo mais sólido e harmonioso com as forças superiores. Dessa forma, era comum a prática de cura por meio de orações, mandingas, ervas e plantas; A fé e crença andavam juntas, de mãos dadas. O contato com o divino era maior, mais sutil e mais “puro”.

Com a vinda e estabelecimento do cristianismo e dos meios econômicos (como o capitalismo), muitas dessas características sumiram. Foram estabelecidos (impostos) parâmetros únicos de comportamentos e manifestações, acabando com muitas tradições e ligações com o meio natural. O homem deixa de se importar (se distancia) com o espírito místico natural e começa a se preocupar com bens materiais, sobrevivência, imediatismo, enfim, tenta se adaptar aos novos parâmetros; nasce daí o individualismo, egoísmo, egocentrismo, dentre outros males.

De certa forma, os progressos foram (e são) de grande valia para a humanidade. Mas, o homem não pode se esquecer de onde veio e não deve abandonar alguns “velhos costumes”, que curam e que sempre auxiliaram. Temos como exemplo o poder da cura pela fé, a força do poder positivo, do saber agradecer, tanto pelas coisas boas como as coisas ruins (as ruins nos servem de experiências), e de algumas praticas medicinais de certa forma ignoradas pela medicina moderna. Temos como exemplo a homeopatia, a massoterapia e a acupuntura.

Por meio da acupuntura, alguns estudos provam que tal prática pode tratar de pacientes que são submetidos à quimioterapia e até a cura de determinado tipos de câncer (ver matérias da excelente doutora Kira Cavalcanti, nas edições anteriores da revista). Infelizmente, por medo e até por ignorância, adotamos os métodos padronizados científicos, sem dar-nos conta que existem outros meios que poderiam (e podem) ser mais eficazes.

Depende apenas do ser humano o equilíbrio das coisas (natural-espiritual X atual-científico) e o discernimento para evitar os exageros que não auxiliam no progresso. O encontro do ser com seu eu-interior e com suas primícias faz-se necessário!

Pense nisso!

Que a paz, amor e serenidade reinem em sua vida sempre!
Este artigo foi escrito por Renan Pereira da Silva, Graduado em Letras e colaborador da Revista Terceiro Milênio.Contato: renan.silva13@hotmail.com em 30 de novembro de 2011 às 17:30, e está arquivado em Espiritualidade.
(Agradeço à Renan Pereira da Silva, sua muito gentil referência à minha pessoa).