Procedimento no atendimento ao paciente


No registro sobre como trabalhamos com a Medicina Tradicional Chinesa no Brasil, mencionamos a importância da anamnese como etapa inicial do atendimento. Voltamos a essa abordagem para acrescentar aspectos nem sempre percebidos pelos ocidentais. Com as respostas dadas pelo paciente, o acupunturista chega ao diagnóstico pelos padrões registrados. A partir deles, o acupunturista formula uma combinação de pontos nos meridianos de acupuntura (linhas pelas quais flui a energia pelo corpo), para anular as obstruções e levar ao equilíbrio desejado.

Em seguida a entrevista, o paciente é levado à sessão de acupuntura. Após a inserção das agulhas (que possui o diâmetro de um fio de cabelo), o paciente ficará por 30 minutos em total relaxamento, em ambiente climatizado e aromatizado, conforme as regras da aromaterapia, ao som de música ambiente e luz cromoterápica.

Decorridos os 30 minutos, as agulhas são retiradas e descartadas. Como parte do processo, em nossa clínica aplicamos a auriculopuntura como um "prolongamento" do tratamento. Na utilização deste recurso, outro diferencial: em vez de sementes de mostarda, utilizamos esferas de cristal, prata ou ouro, com as finalidades de equilibrar, sedar ou tonificar, respectivamente. São esteticamente mais elegantes e, pela natureza desses materiais, se transformam em auxiliares na busca do objetivo desejado: que os efeitos positivos da acupuntura se prolonguem até a sessão seguinte.

Não parece demais reafirmar que a primeira sessão, quando é feita a anamnese seguida da acupuntura, tem duração aproximada de 1h30min. As sessões seguintes têm a duração de 30 minutos, ou pouco mais, caso seja necessário complementar a acupuntura sistêmica com a ventosaterapia ou moxabustão. São terapias da Medicina Tradicional Chinesa que potencializam os resultados desejados, a exemplo do milenar povo chinês que as usufruem destes há 5 mil anos.


Diferenciais:
*Atendimento limitado de quatro a seis pacientes por manhã. Cuidado que permite que a sessão seja exclusiva e dedicada somente à um único paciente no consultório, em período exclusivamente dele.
*Utilização de agulhas importadas, chinesas ou coreanas da mais alta qualidade que após a utilização, serão totalmente descartadas para sua segurança.
*O uso de esferas de cristal, ouro ou prata na acupuntura auricular, substitui a semente de mostarda.
*Todos os pacientes saem de suas sessões portanto auriculoterapia, o que prolonga o tratamento até o seu retorno a próxima sessão.
*As sessões não são apenas constituídas de acupuntura e ariculoterapia, mas utilizamos terapias como moxabustão, ventosaterapia, dieta de desintoxicação, etc...conforme necessário para cada caso.
*A utilização das Terapias conplementares, faz com que o processo de tratamento acelere em seus resultados.

Nosso cuidado, através de tais procedimentos, é proporcionar ao paciente conforto, segurança, alívio, equilíbrio emocional e físico, os quais veio buscar.